Boa tarde!
Vou começar nossas atualizações, fazendo um breve resumo sobre o sistema circulatório.
A circulação linfática é o final de um processo que se inicia com sistema sanguíneo. Sendo assim, faz-se importante o conhecimento do sistema arterial e venoso.
Circulação sanguínea: é dividido em sistema arterial e venoso e participa integralmente da nutrição tecidual de todo organismo, juntamente com o sistema linfático, fazendo com que esta integração seja ainda mais harmônica. Segundo Guyton, enquanto o sangue arterial chega às células oxigenado, nutre-as e retorna para o sistema venoso. Uma pequena parte deste sangue não consegue transpor a membrana dos vasos venosos, então essa parte de líquido intercelular, juntamente com as proteínas, é retirada do meio intersticial através do sistema linfático.
De acordo com Gardner et al, as aterias são compostas por três camadas: a íntima, a média e a adventícia, dispostas do interior para o exterior e possui um componente elástico importante conferido através da camada média.
O sistema arterial possui artérias que têm entre outras funções, levar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e tecidos do corpo humano, parte do coração, destinando o sangue oxigenado à circulação periférica.
Depois que o sangue arterial banha as células e ocorrem as trocas gasosas e de nutrientes, o mesmo volta para o meio intersticial, retornando também produtos do catabolismo celular, moléculas de proteínas e dejetos. A maior parte desse sangue sofre esse trajeto para retornar ao coração (90%). Segundo alguns autores aproximadamente 10% não consegue retornar através desse sistema, devido uma grande quantidade de proteínas (macro-moléculas) que não conseguem ultrapassar o epitélio do vaso, só retornando através do sistema linfático.
(Fonte: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário